Uma coisa chamada Arte

Discussion in 'Portuguese' started by Ayesha, Mar 7, 2005.

  1. Ayesha

    Ayesha Member

    Messages:
    511
    Likes Received:
    0
    O que é a Arte? O que é que é Arte? O que é que não é Arte? Quais são os objectivos da Arte? Para que é que serve a Arte? Gostam de Arte? Porquê? Não gostam? Porquê? De que tipo de Arte gostam? De que tipo de Arte não gostam? Qual a dimensão mais importante da Arte? Estética? Ética? Moral? Qual?

    Redija um juízo crítico fundamentado na sua posição e experiência cultural e artística, justificando-a.

    ;) (testes a mais... fazem mal à cabeça)
     
  2. Kitaro

    Kitaro Member

    Messages:
    382
    Likes Received:
    0
    A Arte, penso eu, é tudo o que é CRIADO por alguém para transmitir algo, uma mensagem, um sentimento, um alerta para alguma coisa, uma homenagem, o que for, ALGO, para o «receptor».
    Pode ser a coisa mais HORRENDA, básica, nojenta que existe, desde que tenha o seu propósito. Nem que seja só uns borrões abstractos, mas desde que o artista ache que aquilo serve para alguma coisa, fica bem em algum lado, é bonito para ele ou o que vale naquele trabalho é mesmo a feieza.

    Mas concordo, é extremamente difícil definir arte, principalmente hoje em dia, e tenho a certeza que todos vocês me vão afogar em questões que consideram erradas no que eu disse. Eu faria o mesmo!
     
  3. migle

    migle Senior Member

    Messages:
    1,172
    Likes Received:
    0
    No sé describir lo que es el arte, aquí en españa hay una broma que dice que "el arte es morirte de frío" por el juego de palabras entre "el arte" y "helarte" jeje pero yo pienso que el arte puede ser algo sin fundamento, puede no querer transmitir nada o puede querer transmitir algo, a mí me gusta el arte, pero no te tiene que gustar todo el arte, es lo bueno que tiene, que un cuadro por ejemplo le puede parecer la cosa más fea del mundo a alguien, y a la persona de al lado le puede despertar sus más íntimos sentimientos, eso es arte, lo que despierte algo en tu interior.
    La sonrisa de Ayesha, eso es arte...
     
  4. Mia

    Mia Member

    Messages:
    31
    Likes Received:
    0
    o que é a arte...? a arte é tudo o que o homem usa para se expressar, sejam os suportes telas, pautas, ou papel, ou mesmo um palco! Hoje em dia o conceito de obra de arte é uma bocado relativo ...à medida que se vai estudanto inumeras correntes artisticas, e se convive com pessoas relacionadas com a arte vamos ganhando um sentido de critica por ter acesso a diferentes visoes, e certas coisas que encontramos em algumas exposiçoes que estao rotoladas de "obra de arte" não sao mais do que meros trabalhecos (que muitas vezes encontra-se facilmente traços copiados de outros autores) ... ha prai muita boa gente que nao é reconhecida porque nao tem as costas quentes... a partir do momento que por exemplo pinta para mostrar e para vender deixa de ser uma obra de arte, passa a ser um objecto estetico decorativo. Se pensam que isto sao historias de uma jovem que gosta de arte, então tenho um exemplo de Jose Malhoa pintor portugues (dos melhores na minha opiniao) que quando acabou na altura chama-se academia das belas artes, e sendo o melhor aluno tinha direito a ir para estagio...no entanto um menino burgues passou-lhe a frente...imaginem porque? era sobrinho do director! No entanto é importante referir que mesmo assim Portugal tem uma visão da arte espetacular, sei de pessoas que fazem erasmos para outros paises, e fiquem sabendo! somos uma cambada de artistas =) se tudo correr bem, pro ano as Belas Artes esperam-me!!!

    VIVA A ARTE


    beijinhos ayesha!!!!!
     
  5. Ayesha

    Ayesha Member

    Messages:
    511
    Likes Received:
    0
    Viva a Arte!

    Mia, eu tive um feeling que tu ías aparecer! :) E também tenho um feeling que vais conseguir entrar pra Belas Artes e fazer a diferença! Força! ;)

    Há pouco tempo fui ao Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, na Gulbenkian, e tive que fazer uma análise de uma das obras que vi, incluindo um comentário pessoal sobre a Arte... Como não tenho tempo para mais (o tempo "ruge"!)aqui está o que eu escrevi e o que penso.

    "(...)Não concordo com o relativismo absoluto de valores, quer eles sejam políticos, sociais, religiosos ou até artísticos. Concebo o Bem, à semelhança de Platão, como a reunião da justiça, da verdade e da beleza(1) e, apesar de reconhecer que a sua pluralidade de formas é tão diversa como a grandeza da natureza humana, acredito que há uma distinção entre o que é bom e o que é mau. Como tal, jamais serei capaz de aceitar resignadamente o mau, isto é, o injusto, o falso e o feio. Não me parece correcto admitir a atitude do outro sabendo que ela está errada, só porque essa atitude não me prejudica a mim. Ao fazê-lo, seremos cobardes, sem convicções, e, por isso, concluo que o relativismo de valores conduz à anomia social. Recuso-me a aceitar um tipo de arte vazia de conteúdos e sou francamente contra a “Arte pela Arte”. A arte tem, acima de tudo, o propósito de transmitir uma mensagem, a arte não é desprovida, a arte existe pelos sentimentos que transporta! A arte é, em suma, um veículo que liga o artista ao público e o público não deve ser menosprezado, porque o público é o povo e o povo é a alma do mundo. O artista recria uma realidade, interior ou exterior pouco me importa, e perante a realidade o artista manifesta-se: O artista que se regozija perante o belo, tem que se revoltar contra a injustiça! A arte não é um escarro numa tábua de madeira, a arte não é superficial, a arte não é o vulgar, a arte é a extraordinária expressão da vida e, por isso, exige uma extraordinária consciência da vida – da Liberdade e da prisão, da Igualdade e da descriminação, da Fraternidade e da pobreza de espírito… O artista deve ser, como qualquer outra pessoa, um soldado do Bem que combate a guerra e o ódio, com a diferença de poder espalhar em segundos a insurreição contra a tirania e a apóstrofe ao Amor. Esta capacidade não é apenas um direito, é um imperativo.
    (1) No meu pensamento, o conceito de beleza nada tem que ver com os padrões estéticos dos nossos dias. Está seguramente relacionado com a Estética, mas no seu sentido original (do grego aisthetiké, que quer dizer sentir) e, portanto, prende-se com os sentimentos.
    (...) "
    P.S - Migle, és um querido! :) Mas não me parece... Ainda não pensei assim a fundo sobre isso, mas acho que o que distingue a arte do resto (seja ela boa ou má) é que a arte não é a criação,a arte é a recriação de criações, é expressar uma realidade! E o meu sorriso não é a recriação de nada, é uma realidade em si... Pode ser bonito (ou não), mas nem tudo o que é belo é artistico. Ou é?
     
  6. amarylia

    amarylia Member

    Messages:
    230
    Likes Received:
    0
    VIVA! :D

    TU VAIS CONSEGUIR MIA! ;)
    O dilema de ser ou não ser artista, o que é isso afinal? Se queres te dedicar à arte se queres servir a arte são coisas diferentes. a base é um lápis, uma caneta, tu não queres parar de desenhar, tu não queres parar de escrever, tu não queres parar de te mover, tu não queres parar de manifestar as tuas ideias sobre o que te rodeia através do desenho a arquitectura, a pintura, a escultura, a música, a escrita, a dança, o design, a moda, o teatro, o cinema.......... até às ciências e metafísicas, tudo se materializa da nossa mente para o concreto. é verdade que é imperativo ter responsabilidade naquilo que se materializa, mas bem, a primeira coisa que me vem à cabeça é que a grande maioria das pessoas que eu conheço a dizer que se lixe hehehe.. É como os sonhos. Os sonhos são de quem os sonha e de mais ninguém, há que haver a tão desejada liberdade de expressão com tudo o que isso implica, deixem-nos sonhar… Quando se fala de arte normalmente as pessoas lembram-se logo de pintura, por exemplo, uma pintora que agora está na berra internacionalmente, Paula Rego (só csguiu apoio em Inglaterra tch tch tch, assim cm a fadista Mariza tch tch thc…) nem toda a gente aprecia o trabalho dela. Está visto que não é um trabalho estético para colocar por cima do berço do netinho, e por isso mta gente diz logo que não gosta.
    Também de um pequeno trabalho meu:
    ''O Belo em si é definido como o prazer de observar um objecto, as suas qualidades estéticas. Quando as associações de um objecto são lembradas como aprazíveis é porque a imagem do objecto foi tida como bela. O conceito de Belo alterou-se e a experiência estética em si já não é mero prazer mas um acto psíquico especial de “distanciamento”. Hoje, a atitude estética ignora o enredo prático de um objecto e foca as suas propriedades estéticas. Na estética moderna é frequente assumir a estética como “um domínio claramente separado do ético e do prático”, o interesse estético distinto do interesse prático ou funcional. Nalgumas obras arquitectónicas do século XX, como por exemplo na British Brutalist School dos anos 60 e 70, a estética adoptada foi o rude e o grosseiro. O Belo torna-se cada vez mais num conceito subjectivo e não colectivo''


    Mas defino arte como o momento em aquilo que se gera na nossa mente é transportado via corporal para um suporte material qualquer, seja um bocado de lixo, um conjunto de pessoas… PRINCIPALMENTE quando consegue comunicar-se às pessoas.

    Infelizmente arte neste mundo também é dinheiro... e é verdade os nossos artistas saem-se mto bem noutros países e em alguns casos são convidados a ficar.
     
  7. migle

    migle Senior Member

    Messages:
    1,172
    Likes Received:
    0
    Yo creo que el arte está también principalmente en el ojo del que lo mira, y pienso que en la maturaleza hay mucho arte que nos es regalado todos los días para que sabe observarlo ;)
     
  8. Kitaro

    Kitaro Member

    Messages:
    382
    Likes Received:
    0
    Por acaso também discordo dessa relatividade absoluta dos valores, também acho que há um Bem absoluto, e não vejo o porquê de não existir. After all, todos queremos PARA NÓS a mesma coisa. Basta conseguir compreender que os outros também a querem, e que há milhares de formas de chegar a essa coisa, umas boas e outras bastante más, mas o objectivo está lá, é preciso ver! A Carta dos Direitos Humanos nunca teria existido se se verificasse o contrário!

    Anyway, isto penso eu, posso estar errado :confused:
     
  9. migle

    migle Senior Member

    Messages:
    1,172
    Likes Received:
    0
    Yo no pienso que todos queremos la misma cosa, en el mundo en el que vivimos hoy día, la gente normalmente busca la riqueza material, el vivir cómodamente y sin preocupaciones económicas, y otras personas buscan más la realización personal, pero no a través de su trabajo y sus ingresos, sino dirigido a una realización personal en el campo espiritual, la autoperfección, el entendimiento con los que te rodean y con tu entorno, y si no te puedes comprar el último modelo de coche pues que le den por el culo, pero si eres una persona abierta y comprensiva, ahí está la belleza.
    El problema es que la gente también cambia, yo espero no cambiar esta forma de ver las cosas.
     
  10. amarylia

    amarylia Member

    Messages:
    230
    Likes Received:
    0
    Éverdade, a arte está nos olhos de cada um. Eu já não acho que todos queremos a mesma coisa, e passa muito pelo objectivo que uma pessoa tenha para a sua vida, concordo com o migle. Eu estudei arte mas sinceramente já não acredito muito nessa de integrá-la no mundo de hoje. Mas eu estou numa fase muito céptica :confused: em relação à vida. E as coisas mudam. A verdadeira arte é a da vida neh? saber vivê-la, e a verdade está no amor
     
  11. jamira21

    jamira21 Member

    Messages:
    123
    Likes Received:
    0
  12. amarylia

    amarylia Member

    Messages:
    230
    Likes Received:
    0
    Jamira isso é arte de cirugião plástico, bastante bem paga... :) Se a arte existe, ela não vai parar de se metamorfosear*
     
  13. Ayesha

    Ayesha Member

    Messages:
    511
    Likes Received:
    0
    Lá dar dores de cabeça dá... E muitas! A Arte é, sobretudo, XPTO. Lolada. (É o que eu digo... Testes a mais!).

    Bem... Porquê definir a Arte? Aliás, antes de mais, porquê definir o que quer que seja? Porque a estruturação que as nossas faculdades fazem das realidades captadas é o primeiro passo para a construção de um conhecimento lógico e coerente. E eu penso que o ser humano verdadeiramente livre procura a verdade e a verdade exige clareza. Por isso, a linguagem (todo o universo simbólico que permite a comunicação) deve ser bastante precisa quando toca à investigação da verdade. Talvez pelo meu amor à Filosofia, ganhei este pensamento e este método. Para pensar as coisas é preciso conhecê-las e ter bem presentes os seus conceitos para só depois fazer as relações entre eles. Em poucas palavras, as coisas são o que são e, num mundo simbólico da linguagem, cada coisa com o seu nome. Neste caso especifico, acho que tem todo o valor definir a Arte. Isto não quer dizer limitá-la, entendem? Quer dizer, definir a sua essência (para evitar as fraudes). Exclamar "Tudo é Arte" pode parecer extramente atraente à primeira vista, mas a partir do momento em que isto é aceite um conde qualquer do jet7 pode urinar para uma tela, jogar para lá uma pepita de ouro e auto-proclamar-se tão bom como Cézane. O que é isto? É totalmente absurdo, para mim é mais que revoltante, mas o dito "artista" pode perfeitamente justificar-se, sem grandes contradições, da seguinte forma: "A arte não precisa de bases fundamentadas, tudo é arte, até o absurdo é Arte". Há pouco tempo, num museu em França, a senhora das limpezas varreu, sem querer, uma escultura e deitou-a no lixo. Lolada. Quaisquer semelhanças com a história d' O rei vai nu será pura coincidência? A questão é que os movimentos artísticos pecam sempre pelos excessos, começam bem mas acabam sempre numa deturpação. Em Portugal, por exemplo, o romantismo começou maravilhosamente, mas tornou-se um marasmo total... Ao ponto que veio a Geração de 70 (os meus ídolos! Hip hip hurra!!!) e, tumba, realismo a propôr novamente a razão e as preocupações sociais acima do resto! Depois, do realismo ao naturalismo foi um passo e, toma lá outra vez, estagnação que é uma maravilha... E depois já se sabe vieram os modernistas contra o academismo e todo o tipo de limites... E hoje vivemos nisto, da Liberdade do modernismo passámos a esta libertinagem estúpida, a este relativismo que só conduz, e compreensivelmente, ao cepticismo das pessoas.
    Eu chamo as coisas pelos nomes, para evitar ambiguidades. Uma flor, uma árvore, uma menina a brincar na rua, um sorriso, uma tigela com cerejas... Tudo isto são realidades que valem por si mesmas. Podem ser belas ou não, mas o que é certo e verdade é que não são criações do homem. São a Natureza. A Arte, por sua vez, nasce do homem e é um dos modos que o Homem tem para a expressar as realidades naturais, interiores ou exteriores, que o rodeiam.
     
  14. amarylia

    amarylia Member

    Messages:
    230
    Likes Received:
    0
    Também era fixe pormos aqui links para peças de artes que nos tenham chamado à atenção, não é? :) Embora um quadro só possa ser verdadeiramente apreciado e comentado quando visto ao vivo, como qualquer peça de arte 'material', mas é sempre bom partilhar impressões.

    Por hoje deixo este que me ficou sempre na memória, aliás como a obra em geral do pintor Francis Bacon, muito macabro, ele inspirou-se muitas vezes em livros de medicina, nas imagens de doenças de pele, pelas cores, ele diz que as cores eram tão belas... ;)

    http://www.francis-bacon.cx/popes/figurewithmeat.html

    Como é que isto não me chamaria à atenção? podia ser um flash no meio de um pesadelo, na escuridão
     
  15. migle

    migle Senior Member

    Messages:
    1,172
    Likes Received:
    0
    foder, no conocía a Francis Bacon, me ha gustado mucho la pagina, gracias por ponerla aquí, es cierto, los cuadros son muy macabros, son inquietantes, pero tienen algo atractivo, es extraño, me ha gustado mucho, gracias.
     
  16. amarylia

    amarylia Member

    Messages:
    230
    Likes Received:
    0
  17. Kitaro

    Kitaro Member

    Messages:
    382
    Likes Received:
    0
    Desculpem, não concordo que se diga que o conceito de arte é uma coisa subjectiva.
    Acaba por corresponder ao que todos nós concordamos que seja, penso eu! A arte é CRIAR e ao mesmo tempo transmitir algo para quem a consome, não penso que seja assim tão subjectiva! E sim, isto inclui de facto o cinema, os livros, a musica, a escultura, o desenho, a pintura (seja do que tipo for, mesmo graffiti) qualquer coisa. Mas não é TUDO! Em que é que um economista é um artista? Ou um médico? A não ser que seja cirurgião plástico!
    Penso eu, lol :S what do u think?
     
  18. não me lembro

    não me lembro Member

    Messages:
    54
    Likes Received:
    0
    Para mim, tentar definir arte é perguntar infinitas vezes porquê. É frustrante. Porquê? A arte é em si uma meio de definir determinada realidade. Assim, se "flor" define tudo o que é flor, uma obra de arte define e transmite-nos uma ideia que só pode ser expressa daquela determinada maneira, e arte é isso. Arte não é dizer flor, nem carro, nem pedra. Arte é dizer algo de novo para além das palavras. Até na poesia. Um poema só faz sentido pela ideia que advém do seu conjunto e não pelas palavras separadas que o constitui. Arte é mostrar ideias e caminhos novos. É impressionar, estimular, provocar reacçoes. Se a arte está em todo o lado? Isso depende do nível de sensibilidade em nossas percepções. É preciso abertura de mente para que esta se deixe abrir nesse sentido. Se olhamos para uma obra famosa daquele senhor francês que já me esqueci o nome... A obra chama-se "mérde d'artiste" e consiste numa latinha redonda cheia de merda que ele próprio cagou. Diz por fora "mérde d'artiste". Se olharmos para ela com mente fechada, é óbvio que só vemos o que está ali: merda, pois claro.



    [​IMG]

    Magritte
     
  19. Ayesha

    Ayesha Member

    Messages:
    511
    Likes Received:
    0
    Piero Manzoni... E penso que seja belga, mas não tenho a certeza.

    Pois, chamem-me mente fechada, eu não me importo que eu sei, mais do que ninguém, como é que ela anda, mas eu ali só vejo merda mesmo. Pelo que lá está dentro e pelo que representa.
     
  20. Ayesha

    Ayesha Member

    Messages:
    511
    Likes Received:
    0

Share This Page

  1. This site uses cookies to help personalise content, tailor your experience and to keep you logged in if you register.
    By continuing to use this site, you are consenting to our use of cookies.
    Dismiss Notice