E o FADO?

Discussion in 'Portuguese' started by amarylia, Jun 24, 2004.

1. amarylia

amarylia Member

Estou há várias semanas sem qualquer inspiração... mas resolvi perguntar o que é que vocês portugueses, brasileiros, espanhóis e outros tantos espalhados por aí: o que é que acham do FADO?

Não sei se todos sabem o que é mas é um estilo musical de raiz lusitana, influenciado pelos cantos mouros. E a grande diva do fado foi Amália.

E depois acompanhando isso tudo, portugueses, o que acham dos nossos símbolos? E vocês, todos os outros, que imagem transmite Portugal para fora?

Encontrei esta thread… e estou à espera para ver o que é que os estrangeiros dizem…
    http://www.hipforums.com/forums/showthread.php?t=12056&highlight=portuguese

2. amarylia

amarylia Member

Bem [​IMG] provavelmente este post foi a pior ideia k tive [​IMG] aha... Já k ninguém tem pachorra para o comentar... Já agr confesso k ñ foi 1 pergunta d coração, mas 1 coisa k s pergunta sempre acerca do nosso país... e p isso mesmo (sou 1 bocado supersticiosa) cm ñ foi d coração... ñ funcionou [​IMG] espero ter ideias melhores num futuro próximo ;)

Bjinhos*

3. Ayesha

Ayesha Member

Lolada!!! Agora tiveste bem! Ninguem teve mesmo paciência para responder...Eu não tive... Mas é uma estupidez, porque é uma pergunta pertinente...Bolas, o Fado faz parte da dita "Alma Lusitana" :)p )!
    Eu gosto de Fado, de alguns fados, há aqueles que gosto de ouvir, há outros que não, que me aborrecem... E, apesar de não ouvir com tanta frequência, não posso negar que se ouvir um belo fadinho, cantado com alma, à portuguesa, até me arrepio!
    Mexe connosco, não sei, acho que está muito enraízado em nós... Acho que mesmo que não gostasse do estilo por si só, ía gostar de Fado na mesma porque é nosso, porque é português, porque as nossas gentes quando cantam fado entregam-se, mostram tudo o que vai lá dentro, e não há cá americanices nem globalizações...Podem corromper o que quiserem, mas a cultura dos povos não se tira...Todos os povos têm os seus segredos, os seus mistérios, os seus encantos... E eu gosto disso, é isso que eu acho bonito, as raízes...;)
    Nós temos o Fado!Fado é música e é mais do que isso, é sentimento! :)

Beijinhos***

4. amarylia

amarylia Member

Pois é, na verdade verdadinha já quase ng tem paciência pó fado... e tb ñ é bem dessa energia k precisamos... Brigado p dizers qq coisa hehe ronk :D mas eu tnh consciência d k o fado pode ser mesmo irritante, xpecialmente pós brasileiros k devem ficar :confused: hã? késta m*rda?...

É verdade é sentimento, mas será k reflecte os sentimentos d hoje... hah uma pessoa nem sabe pra k lado s vira neste país e os incêndios voltaram wohoo...:(

Bjinhos*

5. Ayesha

Ayesha Member

Então não reflecte? Talvez não reflicta bem os sentimentos da juventude das urbes, mas o fado ainda é cantado e sentido por montes de gente!
    Eu vou a Lisboa, à Lisboa velha, à Lisboa verdadeira, e o que é que os bairristas cantam? Fado! Vou ao Alentejo e o que é que a minha familia canta? fado! Vou a Braga e o que é se canta por lá? Fado!E não são só velhotes...
    O Fado está muito enraízado... e apesar da malta nova o desvalorizar um bokado,os mais velhos nao deixam de gostar... e ainda bem!
    Mas é verdade, às vezes pode ser um bocado aborrecido... Mas também pode ser animado:akeles fados malvados, muito satiricos, com um bocadinho de vinho à mistura... Hehehehehe!!! e depois tb ha aqueles fados lindos, lindos...:) Esses são os que arrepiam! ;)
    Beijos*

6. amarylia

amarylia Member

É verdade :) venha o tintol e fé em Deus!!! E vivá Mouraria... ;) bj*

7. migle

migle Senior Member

Eu nao sei nada de Fado, mais sim sei de vinho, jejejeje. E Viva el vinho!!!! :p

8. amarylia

amarylia Member

Bibó vinho miglito... :p he re he he re he...*

9. migle

migle Senior Member

miglito??
    hehehehe, mais eu nao gosto de miglito, ou meu pequeño nome e miguelito o bem miglelito, jejejeje, amarylita, é que tal va ou verano, é "verano" en português?

10. amarylia

amarylia Member

Ah sim foi 1 nome d momento, na minha terra chamar-te-iam Miguelzinho :cool: porque nós fazemos diminutivos com NH = Ñ e vocês com ITO, mas ora bem miguelito :p Verano = Verão em português, playa = praia, e uma vez k eu e uns amigos falámos c uns espanhóis estávamos sempre a dizer caliente pra cá caliente pra lá e depois o espanhol fartou-se d rir e disse: mira no es caliente, es quente :confused: é assim tão foleiro andar por aí a dizer caliente? :D

11. migle

migle Senior Member

Eu nao percebi muito bem, asim que eu vou intentar (¿?) explicar-te em Ingles:

caliente = hot
    and I don't know what is "quente", that word doesn't exist in Spanish, so I don't know what you meant when you told "caliente" to the other Spanish people.

É aqui na Espanha, fazemos o mesmo diminutivo para Miguel = Miguelito, mais eu nao gosto, eu gosto mais de Miguelzinho, e mais bonito é suena como a futbolista brasileiro, hehehehehe.
    Entonces, o tuo diminutivo e Amarylinha? E bonito tambem.

12. amarylia

amarylia Member

You see quente is hot in português. But that really happened, the spanish guy was insinuating that 'caliente' had a sexual meaning or something... now I see that the guy was just too drunk...

Adoras futebol não? Miguelzinho... :p My nick comes from yellow = amarelo em português, amarillo en español no es? Gosto mais d amarillo. And there's a flower that is called amarylis too :)

13. amarylia

amarylia Member

I also like those inverted question marks that you use, but I don't have it on my keyboard... :H

14. Ayesha

Ayesha Member

ai tão amigos que eles estão :p

Já me puseram os cornitos!!!! Lolololol!

É melhor voltar para o meu refugio de verão ! Hehehehehehe!

15. migle

migle Senior Member

JEJEJEJEJEJEJEJE, os cornitos, nao sei que pensara Amarylia de isto, mais eu nao tenho ningum problema, hehehehehe, eu sou "soltero y entero" como dicem aqui na Espanha, hehehe.
    E eu nao gosto tanto do futbol, eu gostaba mais antes, agora nao tanto, eu solo gosto quando Espanha pierde con Portugal, ;) .
    mais Miguelzinho e bonito.

16. Ayesha

Ayesha Member

Ai, ele percebeu bem a parte dos cornitos :p

Lindinhos, espero que estejam bem e a ter umas boas férias...Ou um bom regresso ao trabalho, hehehehehehe!

Um beijo muito grande para os dois***********

Catinha

P.s - Gato, espero que tenhas recebido o meu pm... eu já te respondi!

17. migle

migle Senior Member

Sim!!!!!! ;), mais eu estou na trabalho, e nao queria responder aqui, porque ayer nao tenhia tempo, mais agora si tenho e vou a responder...

E claro que percebi des "cornitos" mais nao se si es un diminutivo o vous dicem asi, na Espanha decimos "cuernos", hehehehehe.
    Mais no estes celosa, ya sabes quien e a minha portuguesa favorita... e Amarylia por supuesto, hehehehehehe, tu tenhes muita "mala leche" :p .

18. amarylia

amarylia Member

Hehe :D nitos... vams ser tdos amigos e viva o Verão, d férias no Porto Santo e a trabalhar pa passar pó 3º ano... a vida ñ tá fácil não...

Bjinhos*

19. Ayesha

Ayesha Member

Lolada... Migle, és um desertor...:p

Bem... voltando ao assundo desta Thread, o Fado... Lembrei-me só de vos contar um episódio muito engraçado que me aconteceu no outro dia...
    Fui numa excursão, de barco, pelo rio Guadiana acima, desde Vila Real de Santo António até ao Pomarão... Quando entrei no barco é que me dei conta que era uma daquelas excursões organizadas especialmente para pessoas mais velhinhas... Bom, no regresso, o "comandante" comunicou à "tripulação" que, durante uma hora, quem quisesse poderia aproveitar e mostrar os seus dotes a cantar, a recitar poesia, a contar histórias, anedotas, etc... É claro que a maior parte das velhinhas quis logo ir cantar o Fado... Umas cantaram fados conhecidos, outras cantaram versos que elas próprias escreviam... Foi um momento muito bonito, especialmente quando uma senhora cantam e recitou e mostrou muita da sua vida... Como ela disse, o Fado e a Poesia eram o seu refúgio e o seu conforto!

20. amarylia

amarylia Member

A minha avó ñ canta pq ñ sabe cantar, mas o meu falecido avô cantava. O fado está mto + enraízado nas pessoas idosas, uma pergunta... O KÉ K NÓS VAMOS OUVIR QD FORMOS VELHOS? :D Eu acho k vou ouvir música da minha terra e Bob Marley and The Wailers oh yeah... sinceramente acho, mas kem sabe o k sucede daki até lá... jinhos*

1. This site uses cookies to help personalise content, tailor your experience and to keep you logged in if you register.
    By continuing to use this site, you are consenting to our use of cookies.
    Dismiss Notice